Como estamos vendo na campanha “Açúcar, não!”, são muitas as desvantagens de se comer açúcar, seja a substância propriamente dita, sejam as comidas com alto teor glicêmico, que são aquelas que se transformam em açúcar rapidamente, esgotando o pâncreas, na sua difícil missão de controlar o nível de açúcar no sangue, com a liberação excessiva de insulina… Estamos falando das balas, bombons, bolos, pães brancos, pizzas, biscoitos recheados, doces, fast food e outras guloseimas do gênero, que são tão atraentes quanto prejudiciais à saúde.
Hoje, vamos falar sobre as consequências físicas do consumo do açúcar refinado. Bem, além de ganharem, de quebra, um transtorno alimentar, que vem sempre acompanhado de preocupações obsessivas com a balança e, com intermináveis dietas, as pessoas que consomem açúcar refinado ficam vulneráveis a doenças de A a Z, assim como ficam à mercê de desconfortos de todos os tipos e tamanhos, que vão dos pequenos aos extra grandes, passando pelos médios também.
Comer açúcar refinado nos deixa à mercê de um transtorno alimentar muito complicado: a compulsão alimentar
As consequências físicas
Entre outros problemas físicos, o consumo de açúcar refinado pode causar alergias, descontrole da pressão arterial, enxaquecas, fadiga crônica, gastrite, problemas cardiovasculares, problemas intestinais, comprometimento do sistema imunológico e, com isso, todos os tipos de infecções, etc, etc, etc.
Fora isso, quem come muito açúcar e doce fica na mira de duas das maiores ameaças à saúde: uma chama-se obesidade e a outra diabetes.
Difícil dizer qual das duas é pior, até porque, em geral, uma chama a outra. Tanto a obesidade quanto o diabetes abarcam um festival à parte de problemas. O diabetes, por exemplo, acarreta problemas renais, descolamento da retina, cegueira, gangrena e até amputações.
Cândida Albicans
Outra consequência do consumo do açúcar refinado é o crescimento da Cândida Albicas, um fungo danado que causa, na surdina, uma vasta gama de problemas de saúde, sem que as pessoas liguem uma coisa à outra. A Cândida causa infecções urinárias recorrentes, constipação, inchaço, gazes, depressão, fadiga, insônia, irregularidade menstrual nas mulheres e, a síndrome das pernas inquietas, entre outras complicações. Sabe de quê esses monstrinhos se alimentam? Advinhem…de açúcar! Sinistro, né?
Outra consequência: problemas sérios com os hormônios sexuais
Os hormônios sexuais (estrogênio nas mulheres e testosterona nos homens) também sofrem com o açúcar…e como! O Dr. Mark Hyman, médico americano, especializado em obesidade, diabetes e outras doenças metabólicas, diz o seguinte:
“O excesso de insulina tem um efeito negativo nos hormônios sexuais, tanto de homens quanto de mulheres. Se você é uma mulher, a resistência à insulina, que é uma condição que ocorre por causa da liberação excessiva de insulina, você poderá ganhar um bigode, ficar careca, além de se tornar uma candidata forte à infertilidade, por causa da síndrome dos ovários policísticos.”
Dr. Hyman acrescenta o seguinte sobre os problemas masculinos, criados pela resistência à insulina:
“ Nos homens, a resistência à insulina vai diminuir drasticamente os níveis da testosterona, o que vai reduzir significativamente o apetite sexual e prejudicar o seu desempenho sexual. Além disso, a baixa de testosterona vai causar outros problemas, como a diminuição da massa muscular e, um depósito de gordura no abdômen, dificílimo de perder até mesmo com uma rotina intensiva de exercícios. Com o passar do tempo, os homens diabéticos vão aos poucos ficando femininos, porque o excesso de insulina e gordura aumentam os níveis de estrogênio, fazendo com que aumentem o tamanho do peito, percam cabelo nas pernas, braços e peito, a pele fique mais macia e, eles percam massa muscular.”
Puxado, né, gente? Mas, esperem aí…é preciso muita calma nessa hora! Segundo o Dr. Mark Hyman, tudo isso é consequência de um problema nutricional causado por uma dieta tóxica e pela toxicidade do meio ambiente, portanto, é reversível, ou seja, tem jeito!
Em futuras publicações, vamos falar sobre obesidade, diabetes, assim como vamos compartilhar com vocês, queridos leitores, algumas sugestões, que especialistas como Dr. Hyman, dão para reverter esse quadro. Fiquem ligados!
Enquanto isso, vamos maneirando com o açúcar, com os doces e com as guloseimas, que nos dão infinitamente mais prejuízo do que aqueles pouquíssimos e vazios minutos de prazer.
Até a próxima!
Se gostou do que leu, curta a nossa página no FaceBook.
https://www.facebook.com/AlternativasSaudaveis