Praticada há mais de 5.000 anos na Índia, a yoga ou ioga, que em sâncrito significa união, é uma prática holística que reúne uma série de exercícios que trabalham além do corpo físico, o emocional, o mental e o espiritual do ser humano.
A yoga, considerada na verdade uma filosofia de vida, tem como meta alcançar harmonia e equilíbrio entre o corpo e a mente. Para alcançar esse objetivo, combina técnicas de respiração e meditação para regular o fluxo de energia do corpo. E, as asanas, que são poses utilizadas na yoga, movimentam esse fluxo de energia para os diversos centros de energia do corpo, também conhecidos como chacras.
Como consequência de todas essas atividades combinadas, acontece a melhora da saúde, da postura e do funcionamento geral dos órgãos, o aumento da flexibilidade e da força muscular, além do controle do estresse e da ansiedade.
Os efeitos benéficos da yoga, que extrapolam o âmbito do físico, são relatados pelos seus milhares de praticantes no mundo inteiro.
Existem vários tipos de yoga, alguns deles que focam mais nos exercícios físicos, outros que se dedicam mais à meditação e à flexibilidade. É aconselhável que antes de começar a praticar yoga, a pessoa consulte um professor de escola ou academia de yoga, para saber qual o tipo que melhor se encaixe nos seus objetivos e nas suas características físicas.
Professor Hermógenes, pioneiro da yoga no Brasil, criador do método Yoga para Nervosos e Treinamento Anti-Stress, é uma autoridade em Hatha Yoga, um tipo de yoga que utiliza as asanas (poses) e o que é chamado de respiração completa.
Segundo o eminente yogui, a Hatha Yoga relaxa toda a musculatura, massageia as vísceras e reequilibra os sistemas nervoso e endócrino, em movimentos lentos, graciosos e precisos. Segundo Hermógenes, “ao terminar uma sessão de Hatha Yoga o praticante deve sentir-se lépido, forte, tranquilo física e mentalmente, com aquele inconfundível bem-estar característico de férias bem aproveitadas.”
Há muitos outros tipos de Yoga, além da Hatha Yoga, como por exemplo: Iyengar, Ashatanga, Power Yoga, Kriya, Kundalini, Swasthya, Tantra, Raja, Vinyasa, Yogalates, entre outros. Cada tipo de yoga tem os seus exercícios e práticas expecíficas.
No entanto, independentemente do estilo ou tipo de yoga que você resolva praticar, existe um ingrediente importante em comum entre elas: a disciplina. É preciso ter disciplina para praticar os exercícios de meditação e respiração, assim como para seguir as orientações em relação à alimentação.
Você não tem vontade de experimentar?